PSICOTERAPIA
A PSICOTERAPIA é um serviço que auxilia o cliente na busca do autoconhecimento e na minimização do sofrimento psíquico, utilizando recursos internos da pessoa para a solução de problemas, através de instrumentos e técnicas específicas da Psicologia.
O serviço de psicoterapia é oferecido para idosos, adultos, crianças ou em grupos.


Perguntas frequentes
O que acontece no primeito atendimento?
O foco do primeiro atendimento é a compreensão dos motivos que trazem o cliente até a clínica. O cliente fornecerá algumas informações a cerca da sua vida, para compor a compreensão do caso, como o desenvolvimento e características dos seus relacionamentos profissionais, acadêmicos e pessoais, sua composição familiar e tipos de tratamentos e medicamentos que já se submeteu.
Quanto tempo dura uma sessão?
Uma sessão de psicoterapia dura em média 50 minutos, podendo variar de acordo com a demanda de cada cliente.
O psicólogo pode contar minhas intimidades a outras pessoas?
Não, conforme estabelecido pelo Código de Ética Profissional (Resolução CFP nº 010/2005), as informações e conteúdos decorrentes dos atendimentos clínicos são de caráter sigiloso.
Qual a diferença da psicoterapia para o conselho de um amigo?
Diferente de um amigo, o psicólogo realiza uma escuta imparcial e livre de julgamentos, propiciando reflexões do próprio cliente sobre suas escolhas.
O que eu vou falar na primeira sessão?
Esta é uma dúvida comum às pessoas quando pensam em ir ao psicólogo pela primeira vez, porém não há motivos para se preocupar. O ponto mais importante é que a pessoa esteja disposta a falar sobre suas questões.
Por quanto tempo vou fazer psicoterapia?
Não há um padrão de tempo máximo determinado, o que definirá o tempo pelo qual cada pessoa vai precisar de tratamento depende da evolução e implicação de cada cliente.
No que a psicoterapia pode me ajudar?
A ressignificar o sofrimento, criar novas estratégias de enfrentamento para as adversidades do dia a dia. Além de auxiliar em demandas como como:
- Ansiedade;
- Depressão;
- Síndrome do pânico;
- Desenvolver habilidades sociais;
- Alterações bruscas de humor;
- Depressão pós-parto;
- Dificuldades em lidar com separação, relacionamentos e luto;
- Dificuldade em tomar decisão;
- Necessidade em repetir atos sem sentido, como verificar as portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos de maneira compulsória etc.
- Medos (de animais, avião, pessoas e situações diversas);
- Passar mal sem causa orgânica;
- Ciúmes excessivo;
- Pensamentos repetitivos e angustiantes;
Posso para ou desistir da psicoterapia depois que iniciar o tratamento?
O cliente tem a liberdade de desistir do acompanhamento psicoterápico em qualquer momento sem quaisquer ônus, sendo recomendado apenas que avise ao psicoterapeuta a decisão.