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Pesquisa de clima: é hora de discutir a relação com sua equipe


Um ambiente de trabalho positivo é fator decisivo na motivação dos colaboradores. Um bom clima organizacional contribui com o desempenho e produtividade no trabalho. Aspectos como relacionamento, comunicação, benefícios, salário são alguns exemplos de fatores que fazem parte do clima organizacional. Para mensurar e ter conhecimento de como os colaboradores percebem seu ambiente de trabalho utiliza-se a pesquisa de clima organizacional.

A pesquisa de clima organizacional é um instrumento da área de Gestão de Pessoas, que é estruturado com foco no ambiente interno da empresa. Podemos comparar a um processo de avaliação, porém, interno. Os funcionários avaliam as políticas e práticas de gestão de pessoas da empresa. Incluindo desde fatores físicos até psicológicos.

Essa prática traz muitos benefícios, pois possibilita aos funcionários a oportunidade de manifestar sua opinião em relação a empresa e eleva a motivação, já que faz com que se sintam incluídos na gestão. Outro ponto é a possibilidade de manifestar as insatisfações e pontos positivos para ajudar a empresa a melhorar.

Com a pesquisa é possível fazer o mapeamento do ambiente interno da empresa e a partir disso definir um plano de ação para resolver os principais problemas, tornando o clima interno mais positivo.

Dentre os aspectos mais abordados na pesquisa estão:

  • Condições físicas do trabalho;

  • Identificação com o trabalho que realiza;

  • A integração no setor de trabalho;

  • Relacionamento entre as pessoas;

  • Salário;

  • Liderança;

  • Comunicação;

  • Trabalho em equipe;

  • Políticas de Gestão de Pessoas;

  • Desenvolvimento profissional;

  • Imagem da empresa;

  • Benefícios;

  • Entre outros.

A pesquisa de clima é uma ferramenta de gestão muito eficaz, mas é fundamental que seja planejada. O primeiro passo é elaborar o formulário, definindo quais questões serão abordadas. Definir como será a aplicação, que pode ser realizada de maneira manual ou online. Estabelecer uma data ou período para avaliação, algumas empresas fazem em um único dia, outras em uma semana.

Com esse planejamento construído o próximo passo é partir para a ação, que envolve primeiramente informar aos colabores sobre a pesquisa. Essa comunicação antes da aplicação, deve conscientizar sobre a importância da colaboração de todos, e também informar que todas as respostas serão sigilosas e que ninguém será prejudicado. Quanto mais os colaboradores entenderem que podem melhorar o seu ambiente de trabalho, mais estarão motivados para contribuir com a pesquisa.

Outro aspecto muito importante e que muitas empresas pecam é na divulgação dos resultados da pesquisa. Os colaboradores esperam para saber os resultados da pesquisa. Esse retorno é fundamental para não perder o engajamento de todos com o instrumento. Por isso, esses resultados não devem demorar a serem apresentados.

Devemos saber que não existe um questionário padrão de pesquisa de clima organizacional. Cada empresa deve elaborar seu questionário de acordo com a sua cultura e necessidade. Outro ponto, é que a empresa pode fazer uma pesquisa global, abordando todos os fatores que envolvem o ambiente interno, mas também pode fazer uma pesquisa de clima para mapear e resolver um problema pontual, abordando alguns aspectos e áreas específicas.

Todo esse trabalho é conduzido pela área de Gestão de Pessoas, desde o planejamento até o acompanhamento das ações de melhoria. Recomenda-se que a pesquisa de clima organizacional seja realizada anualmente, para que seja possível medir os resultados das melhorias implementadas. Mas isso não é uma regra, vai depender da necessidade da empresa.

A pesquisa de clima organizacional torna a comunicação entre a empresa e o colaborador mais alinhada, faz com que as pessoas se sintam reconhecidas e importantes, fazendo parte da gestão e assim se comprometam mais com os resultados e objetivos organizacionais.

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