• institutosubjetiva

Missão, visão e valores da teoria a prática


O que você quer ser quando crescer? Por que existimos? O que você não faz de jeito nenhum? Quem nunca ouviu ou fez alguma dessas perguntas em algum momento da vida.

Pois bem, elas expressam a nossa missão, visão e valores, e assim delimitam nosso lugar no mundo. Refletir sobre elas é muito importante, já que quando não temos clareza dessas questões podemos nos sentir perdidos e sem direção.

Assim também acontece no universo das organizações, mas de uma forma muito mais complexa, já que envolve a articulação de mais pessoas com e motivações diferentes.

Podemos dizer que a Missão é a resposta a pergunta “Por que existimos? ”. Ela se refere ao propósito da empresa, qual o papel que ela ocupa na sociedade e o que pretende entregar. Alguns exemplos de missão de grandes empresas:

Google: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.”

Fiat: “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.”

Já a Visão nos leva para o futuro, quais os sonhos da empresa, aonde ela quer chegar. A visão também pode contemplar como a empresa quer ser reconhecida no seu ramo de atuação. É a resposta à pergunta “O que você quer ser quando crescer? ”. Alguns exemplos de visão empresarial:

Arcor: “Ser a empresa nº 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.”

Banco Bradesco: “Ser reconhecida como a melhor e mais eficiente instituição financeira do País e pela atuação em prol da inclusão bancária e do desenvolvimento sustentável.”

Enquanto que os Valores expressam qual é a conduta ética e moral que a empresa deseja apresentar, ou seja, quais são os comportamentos permitidos entre os colaboradores e dirigentes, no desenvolvimento do trabalho. Ela responde a nossa terceira pergunta, “O que você não faz de jeito nenhum?”. Os valores podem ser:

  • Confiança

  • Respeito

  • Humildade

  • Integridade

  • Compromisso com a sustentabilidade

  • Compromisso com a verdade

  • Comportamento ético

Quando a empresa tem respostas definidas para essas perguntas é possível fazer um trabalho de fortalecimento e alinhamento da cultura organizacional. Já que assim, todos estarão direcionados e movidos pelo mesmo objetivo. E sem dúvida, uma cultura organizacional sólida gera melhores resultados.

Para aprimorar a cultura organizacional a área de Gestão de Pessoas tem participação especial, pois é a área que tem o conhecimento e o olhar voltado para o ser humano. É importante lembrar que definir missão, visão e valores, por si só não garante que a empresa terá uma cultura organizacional fortalecida e de resultado. Isso só será possível com programas e projetos que visem o treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, para que assim, essas diretrizes sejam colocadas em prática.

Os programas de treinamento e desenvolvimento devem contemplar ações para engajar os colaboradores na cultura organizacional, deixando claro o que a empresa espera de cada um. Essas informações devem ser disseminadas desde a integração de novos colaboradores, no treinamento das lideranças, em programas de desenvolvimento de competências e integração de equipes, em eventos corporativos, comunicações internas, programas de reconhecimento. Ou seja, a empresa deve incorporar sua missão, visão e valores em todas as ações de treinamento e desenvolvimento.

Além disso, as ações devem ser constantes, já que sempre estão ocorrendo mudanças no quadro de pessoal, como entradas, saídas, promoções, transferências. Essa constância também fortalecerá a cultura organizacional, mantendo o alinhamento e transferindo a missão, visão e valores do mundo das ideias para a prática no dia a dia da empresa.

#TreinamentoeDesenvolvimento #Norteadoresestratégicos #Missão #Visão #Valores #GestãodePessoas

0 visualização

FALE CONOSCO

(27) 3752-1696

Seg - Sext: 8:00 - 18:00

Eurico Salles, 200 | Centro

Nova Venécia - ES

Siga-nos nas redes sociais

  • Subjetiva no Facebook
  • Subjetiva no Linkedin
  • Subjetiva no Instagram

Envie-nos uma mensagem

Subjetiva Instituto de Psicologia
CNPJ: 27.255.811/0001-90
CRP16 PJ: 454