• Priscila Cavalcante - jornalista Napri Comunicação

Aprenda a lidar com o estresse e ganhe qualidade de vida


Considerado o mal do século, o estresse afeta homens e mulheres, e por incrível que pareça, até as crianças estão sendo vítimas desse problema. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o número crianças atingidas pelo estresse tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

O estresse causa várias alterações fisiológicas no ser humano: sudorese, agitação, dores na barriga, tensões musculares, tontura, sensação de desmaio e tremores na pálpebra. A irritabilidade, dificuldade para dormir, pensamentos acelerados, falta de concentração, perda de memória e a fala apressada são características psicológicas dos indivíduos estressados.

“O mesmo estímulo em pessoas diferentes não provoca a mesma reação. Na verdade, o que chamamos de estresse nada mais é do que um sintoma da ansiedade generalizada e cada pessoa lida com isso de uma forma particular. O que te irrita pode não me irritar ou me deixar ansioso”, afirma a psicóloga Daniely Lorenzon.

A psicóloga alerta que o estresse na medida certa é um mecanismo saudável de sobrevivência. O estresse é uma apreensão ou preocupação o que te faz estar atento ao atravessar uma rua, a evitar riscos desnecessários e proteger a própria vida, mas a forma desregulada é que traz problemas para a qualidade de vida do ser humano.

Com a terapia, a pessoa vai tomar consciência da vida que está levando e de como encara os problemas. O indivíduo vai aprender a enxergar o mundo de outra maneira. Para finalizar, Daniely Lorenzon dá duas dicas importantes para quem quer deixar o estresse de lado: “Não se compare com os outros, cada um tem seu ritmo e tempo, e faça atividade física, pois além de melhorar a saúde como um todo, o exercício libera hormônios do bem-estar que minimizam o estresse”.


21 visualizações

FALE CONOSCO

(27) 3752-1696

Seg - Sext: 8:00 - 18:00

Eurico Salles, 200 | Centro

Nova Venécia - ES

Siga-nos nas redes sociais

  • Subjetiva no Facebook
  • Subjetiva no Linkedin
  • Subjetiva no Instagram

Envie-nos uma mensagem

Subjetiva Instituto de Psicologia
CNPJ: 27.255.811/0001-90
CRP16 PJ: 454