- Priscila Cavalcante - jornalista Napri Comunicação
Avaliação 360 graus permite analisar desempenho de empresas de forma integral

A avaliação 360 graus proporciona uma análise integral de desempenho em uma empresa. O gerente avalia o supervisor, que é avaliado também pela equipe. Esse tipo de avaliação é importante, pois aumenta a produtividade, rendimento da equipe e a lucratividade. Além disso, melhora a comunicação com a equipe de trabalho, gerando confiança e um bom clima organizacional.
Para realizar a avaliação 360 graus, é feito um questionário online sobre assuntos inerentes à empresa, como atendimento, mercadoria, serviços prestados e critérios estabelecidos pelo cliente.
“Com os resultados da avaliação em mãos, vem a parte mais importante do trabalho: dar um feedback com dados e argumentos técnicos a todos os envolvidos no trabalho. Esse retorno é o que vai fazer a empresa potencializar suas virtudes e minimizar, ou mesmo eliminar, seus pontos fracos, garantindo maior competitividade no mercado”, afirma a psicóloga Daniely Lorenzon.
Em casos de lojas comerciais e redes varejistas, é interessante incluir também os clientes na avaliação 360 graus. O feedback deles será de suma importância para a manutenção e crescimento dos negócios.