- Priscila Cavalcante - jornalista Napri Comunicação
A importância da Gestão de Pessoas nas empresas

A Psicologia Organizacional, ou Gestão de Pessoas, é a área da psicologia que identifica e gerencia os pontos fortes e fracos de uma empresa, no intuito de maximizar os fortes e minimizar os fracos, utilizando como ferramenta de trabalho a atração e seleção de pessoas, avaliação de desempenho, pesquisa de clima, plano de cargos e salários e desenvolvimento e treinamento de pessoal.
O trabalho é realizado em várias etapas: primeiro é feito um diagnóstico da empresa alinhado ao seu planejamento estratégico é possível identificar os pontos fortes e fracos da organização, após isso, é definida a linha de trabalho embasado no diagnóstico das diferenças entre o objetivo da empresa e sua realidade efetiva.
“A Gestão de Pessoas consegue transformar um trabalho analítico em números, o que possibilita identificar melhor questões de impactos significativos dentro de uma empresa. Quando começo esse trabalho, procuro considerar as características peculiares de cada organização, pois o formato de trabalho para uma empresa do ramo de tecnologia da informação será diferente de outra que trabalha no setor agropecuário, por exemplo”, afirma a psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas, Daniely Lorenzon.
As ferramentas mais utilizadas para o trabalho são aquelas que geram indicadores e metas mensuráveis, destacando qual é a importância da Psicologia Organizacional para a equipe. Para uma empresa crescer precisa de pessoas motivadas, que gostem de estar naquele local, pois uma empresa é feita de pessoas. A frase de Simon Sinek não poderia ser mais pertinente: “100% dos clientes são pessoas, 100% dos funcionários são pessoas, e se você não entende as pessoas, não entende o negócio.”
A Gestão de Pessoas traz inúmeros benefícios mensuráveis para empresa. Um funcionário feliz vai produzir e se engajar mais do que um insatisfeito, criando assim uma estrutura sustentável de negócio que influencia de maneira positiva o colaborador, a empresa e a sociedade como um todo.